Deveriam os noivos pedir os presentes de casamento?

Existem muitas dúvidas e questões em relação a este assunto: será que os noivos devem pedir presentes de casamento e fazer uma lista para apresentar aos convidados, ou será uma indelicadeza fazê-lo?

Quando os noivos entregam os convites aos convidados, é porque gostariam que estes estivessem presentes no dia do casamento, para compartilharem a sua felicidade, e não por causa dos presentes que estes lhes podem vir a receber.

Muitos fazem a dita lista das coisas que necessitam, mas muitos têm receio de a fazer para não parecerem muito pretensiosos ou gananciosos nos pedidos que fazem, então deixam ao critério dos convidados o que pretende oferecer, correndo o risco de muitas vezes receberem algo que não necessitem ou gostem.

É sempre um risco pedir ou não o que pretendem, nunca esquecendo que existe sempre o risco de serem mal interpretados, mas estamos a falar de presentes de casamento, logo os convidados se não concordarem com o que esta na lista dos noivos, vão sempre ter a oportunidade de escolher algo que para lhes oferecer.

No entanto existe uma etiqueta para presentes de casamento.

Independentemente do que escolherem para oferecer ao casal, existem algumas pequenas regras de cortesia que devem ter em conta, nomeadamente:

  • Se estiver presente no casamento tem de oferecer um presente ao casal. Se não comparecer, não é obrigado a oferecer nada, mas isto já fica ao seu critério.
  • O convidado pode optar por oferecer os presentes que constem da lista, ou não.
  • Se oferecer dinheiro ou um cheque, deverá colocá-lo dentro de um envelope e deverá entregá-lo pessoalmente ao noivo.
  • Se optar por oferecer um presente de pequenas dimensões, poderá levá-lo para a receção, e deverá deixá-lo na mesa ou local dos presentes, e não devem ser entregues aos noivos.
  • Se não existir uma mesa ou local para colocar os presentes, deve perguntar ao padrinho qual o melhor sítio para os deixar.
  • Os presentes de maiores dimensões devem ser enviados para casa da noite, ou dos pais, ou para a casa de ambos, ou antes ou depois de regressarem da lua-de-mel.
  • Caso não receba uma mensagem ou chamada a agradecer o presente (isto 4 semanas após o regresso da lua-de-mel), não existe qualquer problema em perguntar ao casal se gostou do presente.

Não nos podemos esquecer que os casamentos e os convidados nunca são iguais, e apesar de terem muito em comum, em muito diferem.

Por mais sugestões e listas que sejam criadas pelo casal, vai haver sempre alguém que não irá cumprir, irão sempre optar por escolher o presente a gosto deles, mesmo sabendo que podem correr o risco de o casal não gostar, mas é um risco que muitos preferem correr, pois é a forma que têm de conseguir oferecer algo fora da caixa, algo diferente e único.

Os presentes são sempre um tema sensível na organização de um casamento, e requer algum trabalho por parte dos noivos, e independentemente da escolha de fazer lista ou não é sempre um tema sensível, e que causa muito stress, até ao próprio dia, pois os noivos querem agradar a todos, e a única coisa que desejam é que todos partilhem da felicidade de ambos nesse dia, que nem se lembram que a única coisa que conta nesse dia é que seja um dia único. 

No final o que interessa e tudo correr bem e todos aproveitarem ao máximo o dia que é tão especial para os nossos amigos. É aquele dia que eles vão recordar mais quem esteve presente e fez parte da grande festa, e não aquilo que receberam como presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

scroll-to-top
close